Home / Archive by Category "segurança"

Arquivos

Técnico em Segurança Ambiental é o único responsável?

Técnico de Segurança do Trabalho é o único responsável?

O Técnico em Segurança Ambiental é o moderador, conhecedor e estudioso das normas, mas o conhecimento não pode dar a ele a exclusividade da responsabilidade. O usuário tem estar  comprometido com a atitude, para que o processo de proteção seja eficiente. A proteção de acidentes é um dos problemas, mas a qualificação por certificado em laboratório com validade, é uma demanda obrigatória para muitas empresas. Monitorar a validade e expiração desta data, precisa ser compartilhada e fácil de ser auditada. Técnico em Segurança Ambiental é o único responsável? O técnico em Segurança pode ser o principal responsável, mas é importante que a DIRETORIA também tenha engajamento nesta função. Muitas das obrigações para a prevenção exigem ações, processos e investimentos. Investimentos de tempo e eventualmente de…

Gestão Ambiental – Acompanhamento de conformidades i.Cipa

Gerenciamento ambiental de conformidades e obrigações

Um processo com recorrência de evento, registrando a responsabilidade e justificando assinatura com reconhecimento. Obriga a cumprir prazos, com publicação de resultados esperados. Um processo de gestão ambiental que se não estiver dentro da conformidade, obriga ao TAC – “Termo de Ajustamento de Conduta” e pode justificar uma multa. Se não estiver dentro da conformidade, pode justificar interromper a produção, até que se tenha atingido as metas e obrigações e pode, inclusive, exigir a criação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). É obrigação e pode ser transformado em VALOR de PLANEJAMENTO e SEGURANÇA da INFORMAÇÃO. Gestão Ambiental – Acompanhamento de conformidades i.Cipa As obrigações ambientais, tais  como amanhece o dia, são recorrentes, a validade vence. Os resíduos são produzidos e precisam ser descartados corretamente,…

IoT – A internet das coisas e seus perigos

iot-graphic

Mirai, a Botnet do momento e IoT – A internet das coisas. Muitas pessoas não sabem o que é a Mirai, e muito menos o que é um ataque de DDoS e uma Botnet. Contudo, esta falta de conhecimento não o irá isentar do perigo. Para ser sincero, nem mesmo os especialistas no assunto estão imunes a este tipo de ataque. Em Setembro, o jornalista em segurança da Informação, Brian Krebs sofreu um ataque de DDoS com pico de tráfego em até 620 Gbps, o que deixou o seu site de internet inacessível. Após a investigação do ataque, o veredito de vários especialistas em segurança de TI foi unânime, a causa do ataque foi a Mirai Botnet. Traduzindo: um ataque de DDoS, (Distributed Denial of…

Armazenamento em Nuvem

Armazenamento em nuvem de dados em constante evolução

Armazenamento em Nuvem é a copia de segurança em ambiente externo, com segurança, protegido e com planejamento de contingências a falhas. Armazenamento em Nuvem é uma tecnologia Cloud Computer de inovação. A tecnologia permite que grandes pacotes de dados sejam enviados via internet para servidores seguros e contingenciados. A tecnologia permite além de enviar, monitorar a eficiência e a gestão para restore dos dados. Armazenamento em Nuvem é a Cópia de Segurança em ambiente externo, protegido e seguro! Armazenamento em Nuvem e Cloud Backup opera nas seguintes camadas: Camada do cliente; Camada da aplicação; Camada da internet; Camada dos servidores. A avaliação das camadas tem como objetivo esclarecer e demonstrar um processo robusto e com menos influência externa a falhas. Camada do cliente: Os dados…

Servidor de rede parou de funcionar? Veja como evitar

Servidor

O Servidor de rede parou? A rede pára junto. Todos os usuários tem suas tarefas interrompidas. O pior é que os trabalhos abertos, ainda não salvos, podem ser perdidos. Pior ainda, é que os arquivos no servidor que foram fechados de forma acidental, podem ser corrompidos e não funcionarem mais. Assim a frase: funciona até parar e mais alguns dias para reparar; acaba sendo um realidade para quem não tem contingência. Por que um servidor ou equipamento de TI para de funcionar: tempo de uso pode comprometer partes mecânicas e até mesmo superfícies de gravação; falha elétrica pode justificar queima por descarga ou curtos circuítos; abalos mecânicos, externos, podem comprometer o funcionamento; saturação dos serviços, podem gerar uma deterioração dos  componentes e justificar a interrupção. Quais…

Backup na Nuvem ou Sincronização OneDrive Microsoft?

Sincronismo e Backup

Ambos fazem a cópia dos dados para um ambiente seguro e fora do ambiente físico da empresa, condição de segurança primordial. Mas, vale entender os processos do Backup na Nuvem e Sincronização OneDrive Microsoft, e vantagens de cada para que funcione com eficiência a contingência. A sincronização nada mais é que a transferência de dados de um local para outro. Em geral on-premise ou da empresa, para a nuvem, data center´s. É feita automaticamente e imediatamente após a edição do arquivo. O que diferencia um do outro? Backup na Nuvem: Cópia ou fotografia de um arquivo em um determinado instante. Normalmente é feito uma vez ao dia, e por ser pré-configurado, sempre no mesmo horário.   Sincronização OneDrive Microsoft: Imagem sempre atualizada do arquivo.   Backup na Nuvem…

Série 12i Informações e Reflexões

Indicca-Informa-C3-A7-C3-A3o-1

Série 12i Informações e Reflexões Segurança da Informação – Estratégia de Sobrevivência! Existem informações em todas as partes da empresa, algumas de função estratégica, outras de função de gestão e até informações de conformidades, licenças ou certidões. Como todas as informações são digitais, conectadas por rede e interligadas a internet, a continuidade do negócio depende não apenas de manter todas em condições de uso, mas dentro de conformidades legais e como estratégia em condição segura.  A informação em cada um destes setores se tornam indicadores. Indicadores de eficiência e de qualidade: Credibilidade; Performance; Continuidade; Mobilidade e Segurança relativa a violação. Estes pontos precisam inclusive estar sendo percebidos pela ótica do usuário. Fazer a medição apenas pelo olhar da Equipe Técnica é uma falha. Como o parâmetro é relativo a atividade da empresa, a…

As piores senhas do mundo do ano! Veja quais são elas.

senhas-2-1-1440x564_c

  Você ainda não conhece a melhor forma de escolher a sua senha? Será que sua senha pode ser facilmente descoberta? Leia o artigo, relacionamos as piores senhas do mundo do ano, verifique se sua está listada abaixo!  A empresa Splashdata divulgou sua lista das piores senhas de 2015. Como eles fazem todo ano, a lista é uma compilação de arquivos divulgados por Hacker com senhas “roubadas”.  Confira a lista: 1) 123456 2) password 3) 12345678 4) qwerty 5) 12345 6) 123456789 7) football 8) 1234 9) 1234567 10) baseball 11) welcome 12) 1234567890 13) abc123 14) 111111 15) 1qaz2wsx 16) dragon 17) master 18) monkey 19) letmein 20) login 21) princess 22) qwertyuiop 23) solo 24) passw0rd 25) starwars Note que as senhas que não são…