Home / Perguntas e Respostas / Archive by Category "Segurança TI"

Arquivos

Armazenamento em Nuvem

Armazenamento em nuvem de dados em constante evolução

Armazenamento em Nuvem é a copia de segurança em ambiente externo, com segurança, protegido e com planejamento de contingências a falhas. Armazenamento em Nuvem é uma tecnologia Cloud Computer de inovação. A tecnologia permite que grandes pacotes de dados sejam enviados via internet para servidores seguros e contingenciados. A tecnologia permite além de enviar, monitorar a eficiência e a gestão para restore dos dados. Armazenamento em Nuvem é a Cópia de Segurança em ambiente externo, protegido e seguro! Armazenamento em Nuvem e Cloud Backup opera nas seguintes camadas: Camada do cliente; Camada da aplicação; Camada da internet; Camada dos servidores. A avaliação das camadas tem como objetivo esclarecer e demonstrar um processo robusto e com menos influência externa a falhas. Camada do cliente: Os dados…

Por que comprar um anti vírus?

Indicca-Anti-Vírus

Por que comprar um anti vírus? E não apenas usar um free! Uma boa discussão! Se a versão FREE funciona, por que comprar uma versão? Até onde funciona? A versão FREE é um teste de validade que o fornecedor disponibiliza, com recursos de proteção bastante reduzidos e sobre tudo com pouca automação e gestão. Talvez a condição de automação e gestão sejam o grande diferencial. O processo manual de atualização e aferição estão sempre muito sujeitos a falhas do operador. Falhas até por esquecimento. Falhas de entendimento das mensagens, que acabam de forma manual, não sendo tão eficientes no protocolo de segurança. Por que comprar um anti vírus? Como a versão PAGA funciona: a versão paga disponibiliza uma console de gestão, criando um ponto de monitoramento…

Ameaças à rede

Ameaças à Rede

Ameaças à rede, a Bitdefender – Securisoft registrou no informativo do mês, o tema “Cenário das Ameaças à Rede”. Como somos parceiros técnicos e de revenda desta tecnologia de segurança, estamos disponibilizando aos nossos clientes, o conteúdo, pois acreditamos, acrescentará muito conhecimento sobre as ameaças virtuais.   Precisamos nos preocupar com todas as entradas, a ameaça à rede pode chegar por qualquer agente com acesso a rede de computadores: presencial ou remoto; conectado de forma direta, ou não. Como estamos todos interligados, uma infecção pode comprometer toda a organização. O comprometimento pode justificar uma parada para manutenção, ou pior, a perda de dados e muito retrabalho. A prevenção tem que buscar controlar e monitorar mesmo, o que a vista não alcança. As regras de segurança precisam ser…

Ransomware: sequestro de dados! Como acontece?

sequestro de Servidores

Uma vez que as iniciativas de prevenção não foram tomadas e o vírus conseguiu iniciar o ataque, os arquivos são criptografados através do ransomware e um pedido de resgate é sinalizado. O pedido de resgate é o último sinal de infecção, quando os arquivos já estão criptografados e travados para uso. O sinal  é uma chamada no meio da tela com registro de pedido de resgate, um valor a ser pago para conseguir a palavra (senha) que vai descriptografar os dados. O pedido de resgate é então, a sinalização que as ações preventivas ou não foram tomadas, ou que alguma ação de usuário fez com que o vírus fosse ativado para infectar e disparar o processo de criptografar os arquivos. Ações do usuário podem também…

Atualização de Sistema Operacional, por que fazer? Veja aqui!

Atualização de Sistema Operacional

Atualização de Sistema Operacional, por que fazer? Veja aqui! Porque significam melhorias fornecidas pelo fabricante, como um “RECALL” de aplicação. Numa similaridade com a fábrica de carros, RECALL, é uma garantia dada ao consumidor. As melhorias podem ser: Correções de falhas que incomodam o dia a dia do usuário, justificando “Tela Azul”,  “Queda de Performance”, ou mesmo impedimento de rodar um determinado aplicativo novo; Correções de segurança, uma vez que estamos todos conectados via internet, as falhas podem comprometer e possibilitar ataques, invasões e comprometimento dos dados e informações do usuário; Melhorias tecnológicas adaptando as novas versões de outros aplicativos e serviços que estão disponíveis no equipamento ou na internet; Que tipo de equipamento precisa ter estas atualizações: qualquer equipamento que tenha memória, sistema operacional…

Diferença entre Nobreak e Shortbreak!

Indicca-Nobreak-ou-Shortbreak

Diferença entre Nobreak e Shortbreak! O mercado visando ter um produto barato. Um produto com as características de contingência elétrica. O mercado otimizou as funcionalidades do estabilizador acoplando um circuito de bateria e um controle de falta de energia. Uma solução de baixo custo que se aplica em vários ambientes como contingência. Deixou de ser chamado Shortbreak e assim foi redefinido como Nobreak Off line. Depois apenas Nobreak. Um efeito de marketing que enganha o consumidor. O Conceito precisa passar pelo que é a energia elétrica que utilizamos: Tensão; Comprimento de Onda e Frequência. Tensão: é por definição elétrica (Tensão elétrica (denotada por ∆V), também conhecida como diferença de potencial (DDP), é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos ou a diferença em energia…

Qual o custo de formatar um computador?

Indicca-Formatação

Qual o custo de formatar um computador?  O que se perde quando formata um computador? Qual o tempo que leva para voltar a funcionar como antes? O maior custo, na maioria das vezes, não é financeiro. Veja por que: Provavelmente o computador não vai voltar a funcionar como antes, o usuário vai precisar se adaptar a nova condição de funcionamento; Os dados podem ser recuperados através do backup, mas normalmente há retrabalho; Os aplicativos  são um grande problema, quanto mais aplicativos, mais difícil é  para retornar ao funcionamento; O custo de tempo é fácil de medir, somando o tempo de parada do usuário, ao tempo de trabalho do técnico em reparar as condições iniciais; O custo de oportunidade é relativo a função do operador, além…

Por que comprar um no-break?

UPS-570w

Por que comprar um no-break? No-break em português significa, sem intervalo, ou seja, sem interrupção. A utilização deste tipo de equipamentos é uma contingência de Segurança da Informação. Além de filtrar a energia que chega aos equipamentos, evita quedas ou falhas no fornecimento da mesma. Estas falhas podem causar sérios danos aos equipamentos. Tendo como consequência, a perda ou corrompimento de informações importantes. Causando inclusive, grandes prejuízos financeiros. Devem estar ligados ao no-break equipamentos como por exemplo, servidores, estações de trabalho que executam tarefas importantes. Ou impressoras com grande utilização. Além de todo e qualquer equipamento que cause algum dano, caso seu funcionamento seja interrompido. Dentre os vários tipos de no-break existentes no mercado, sugerimos a utilização dos equipamentos que possuem gerenciamento. O no-break gerenciável…