Home / Blog / Mercado Livre de Energia e a TI. Entenda como funciona!

Mercado Livre de Energia e a TI. Entenda como funciona!

Mercado Livre e a TI

Mercado Livre de Energia e a TI. Entenda como funciona! Segundo o site www.mercadolivredeenergia.com.br “O mercado de energia no Brasil está dividido em ACR (Ambiente de Contratação Regulada), onde estão os consumidores cativos, e ACL (Ambiente de Contratação Livre), formado pelos consumidores livres. Quando falamos “Mercado Livre de Energia e a TI, significa a contratação de um provedor ACL, que atende na região, que em conjunto com a TI, controla o consumo de energia da empresa.

Mercado Livre de Energia

Entenda um pouco mais como funciona!

Os consumidores cativos são aqueles que compram a energia das concessionárias de distribuição às quais estão ligados. Não estão livres para a concorrência e são obrigados a contratar a concessionária que tem a outorga da região.

Os consumidores livres compram energia diretamente dos geradores ou comercializadores, através de contratos bilaterais, com condições livremente negociadas, como preço, prazo, volume, etc.

 

Mercado Livre de Energia e a TI

Onde a TI entra neste processo de Gestão, Monitoramento e Auditoria?

  • O mercado livre de energia tem um orgão regulador CCEE – Câmara de Comércio de Energia Elétrica;
  • O mercado livre utiliza como Relógio de Medição um equipamento ligado a internet afim de auditar a concessionária e os contratos de consumo;
  • A conexão de internet é feita em modelo seguro de VPN (Virtual Private Network) ou Túnel Ponto a Ponto de Conexão;
  • A segurança da VPN está baseada em criptografia com assinatura conhecida pelas duas pontas (Auditor – CCEE e Clinte – Consumidor);
  • A infraestrutura de conexão é provida e gerida pela Equipe de TI;
  • Este processo de conexão se repete para o Provedor da Energia, uma concessionária que vai disponibilizar a energia na rede e controlar o consumo afim de fazer cobrança pelo uso da energia

A Equipe de TI então, tem que criar uma conexão segura, monitorar o funcionamento da mesma e evitar interrupções deste túnel.

A responsabilidade é do cliente – Consumidor, de que todo este aparato Tecnologia da Informação, esteja operando e funcionando. Uma falha de interrupção pode justificar perda do contrato, multa e ações que nenhuma das partes quer. 

Mercado Livre de Energia e a TI

Mercado Livre de Energia e a TI

A Equipe de TI então, além de prover a INFRAESTRUTURA, precisa manter o funcionamento e a comunicação, entre a Concessionária e o Cliente, ou seja, a comunicação entre o orgão regulador CCEE e o Cliente.

Este processo envolve:

  1. Link de Internet;
  2. Servidor de Fronteira para estabelecer os limites entre a rede da empresa e a rede pública, garantindo segurança;
  3. Estabelecer a VPN entre o Cliente e a Concessionária para garantir a medição para questão de faturamento do consumo;
  4. Estabelecer a VPN entre o Cliente e a Auditora – CCEE, para garantir o cumprimento do contrato por todos os lados;
  5. Manter o serviço ativo e evitar interrupções.

O que estamos fazendo (Equipe INDICCA) para garantir uma melhor funcionalidade desta operação:

  1. Monitoramento ON LINE em tempo real da estrutura;
  2. Modernizamos a tecnologia da VPN com Mikrotik

Mercado Livre de Energia e a TI

O Nagios é uma tecnologia Open Source disponível, que estamos customizando com regras de monitoramento e gestão preventiva. A condição do Mikrotik permitiu ainda atribuir vários serviços e otimizar a gestão de funcionamento.

Mercado Livre de Energia e a TI

Mercado Livre de Energia e a TI na Gestão de Ativos!

Mercado Livre de Energia e a TI

 

O monitoramento de Ativos de Energia Elétrica pode ser um Dashboard de qualquer ativo que tenha comunicação via SNMP. Que tenha uma console de gerenciamento e que permita uma conexão IP. O controle de STATUS pode minimizar o tempo de identificação de uma falha. Em um universo de equipamentos e variáveis, um MAPA de GESTÃO pode facilitar. Facilitar a percepção de uma falha e apontar uma direção de solução.

O tempo de resposta de uma falha é a condição de credibilidade que a TI precisa. Se o tempo for surpreendente grande, haverá comprometimento de produção e da confiança na TI e na informática.

O Dashboard é um painel, vivo, On Line, que representa a gestão no momento de produção. O status de controle, pode ser Ligado ou Desligado. Também pode ser qualquer outro parâmetro. O parâmetro que possa ser medido via IP.

No mercado de energia elétrico é uma condição de conformidade. A gestão eficiente pode ser trabalhada para outros itens. Buscar a eficiência no tempo de resposta é um processo continuo.

1 comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *