Home / Blog / Ferramentas de otimização para empresas

Ferramentas de otimização para empresas

Ferramentas de otimização para empresas

Ferramentas de otimização para empresas

Tempo é uma das moedas de maior valor para as empresas do século XXI – e você, gestor, não tem nenhum tempo a perder. Entre tantas tarefas, planejamentos, dados de clientes e informações financeiras que passam pelas suas mãos todos os dias, otimizar processos se torna essencial para que você consiga garantir o correto funcionamento da sua empresa.

Por que investir em ferramentas de otimização de processos?

Ao otimizar processos, você aumenta a eficiência da sua equipe, reservando tempo para aquilo que realmente importa: os seus clientes. E a sua empresa ainda ganha com a redução do ruído na comunicação interna – melhoria que reflete em uma equipe mais coesa e com menos falhas no atendimento.

A otimização permite ainda uma maior transparência na administração financeira do seu negócio, te auxiliando no controle de despesas desnecessárias e na tomada de decisões quanto à novos investimentos. A agilidade no processo decisório é, certamente, um dos principais benefícios da otimização de processos empresariais. Afinal, você, gestor, sabe bem o valor do seu tempo.

imagem5Quais as melhores ferramentas para otimizar a sua empresa?

Uma rápida pesquisa na Internet vai lhe mostrar que existe por aí uma infinidade de técnicas e ferramentas para otimização de empresas. A seguir, selecionamos algumas das mais interessantes para implementação na sua empresa. Não deixe de conferir!

 

#1. Kanban

O Kanban é uma técnica japonesa, bastante simples de implementar, e que tem por objetivo a otimização do tempo e o melhor gerenciamento de processos em andamento na empresa. Criado nos anos 40 pela administração da Toyota, o Kanban consiste na organização visual das tarefas a serem realizadas dentro da empresa. Para tanto, utiliza-se um quadro dividido em colunas: “para executar”, “em execução” e “concluído”. Para cada nova demanda de serviço, um post-it ou anotação é criado na coluna “para executar”, sendo transferido de coluna em coluna a medida em que o serviço prossegue. A grande vantagem dessa técnica de otimização de tarefas é a rápida percepção da demanda de serviços e do andamento geral de todos os processos da empresa.

 

Para empresas de maior porte, cuja demanda de serviços inviabiliza o controle manual do Kanban, a sugestão é recorrer ao e-Kanban, versão mais moderna e tecnológica da mesma ferramenta de gestão.

 

#2. Armazenamento na Nuvem

Utilizar a nuvem para armazenamento de informações da sua empresa é uma ótima maneira de otimizar o seu tempo enquanto gestor. E isso porque as informações armazenadas na nuvem ( ERP Cloud ) podem ser acessadas por você, gestor, a qualquer momento e a partir de qualquer lugar do mundo! Agilizar o seu acesso aos dados da empresa torna a sua gestão muito mais simples e descomplicada, especialmente se você, como muitos gestores, precisa enfrentar o trânsito intenso dos grandes centros comerciais para chegar até a sua empresa.

 

E mais: a criptografia utilizada pelas empresas hospedeiras dos arquivos na nuvem garante a segurança e a inviolabilidade das informações da sua empresa. Além disso, os servidores dessas mesmas empresas contam com uma série de políticas de backup e de manutenção dos serviços que garantem a não interrupção do seu acesso aos dados armazenados na nuvem.

 

#3. Hootsuit

Em tempos de alta conectividade, você, gestor, sabe que é preciso marcar presença da sua marca nas redes sociais, certo? E é justamente nisso que essa ferramenta de otimização de redes sociais vem te ajudar. O seu funcionamento é bastante intuitivo e permite gerenciar de uma só vez e a partir de uma única plataforma os perfis da sua empresa nas mais diversas redes sociais.

 

Totalmente online, o Hootsuit permite que a sua empresa, uma vez cadastrada no site, agende as publicações que serão realizadas em cada rede social, determinando o dia e horário de veiculação dessas publicações. Utilizando essa ferramenta, você, gestor, economiza seu tempo e da sua equipe ao concentrar o trabalho de publicação em uma única data. Além disso, é possível explorar o recurso das redes sociais de forma muito mais inteligente para a divulgação da sua marca, com a criação de um calendário de publicações que respeite e acompanhe as flutuações de acesso nos perfis da sua empresa.

 

#4. Office 365

Para você, gestor, que está buscando a agilidade dos serviços de armazenamento na nuvem, o Office 365 vai cair como uma luva! A proposta do Office 365 é justamente oferecer ferramentas com a qualidade Microsoft para a gestão do seu negócio. Dentre os recursos disponibilizados estão serviços de email executivo, videoconferência e chat, além de calendário compartilhado com a equipe.

 

A proposta do Office 365 está centrada em um conceito chave para a otimização de processos na sua empresa: o compartilhamento de informações dentro da equipe in-time. Ele oferece ainda recursos essenciais para a sobrevivência da sua empresa em pleno século XXI, a saber, conectividade e mobilidade.

 

Outro grande diferencial da série 365 da Microsoft é a sua ferramenta Dynamics 365, que permite unificar características de um CRM e de um ERP. Com ele, você dispõe de ferramentas para análise de tendências de mercado, perfis de consumo e muito, muito mais. Tudo para permitir que a sua empresa saia sempre na frente da concorrência!

 

#5. ERP online

Falar em otimização de gestão empresarial e não falar em ERP não é sequer possível. Afinal, como você já deve bem saber, um ERP é uma ferramenta para gestão de recursos e planejamento estratégico das empresas, já consolidada pelo uso e pelos bons resultados alcançados no mercado. Um ERP online vai ainda além, ao oferecer todas as ferramentas de um ERP padrão, acrescidas pela agilidade e rapidez de acesso que só a Internet poderia oferecer.

 

Dentre as principais vantagens do uso de um bom ERP online, estão:

 

  • Controle financeiro: controle de pagamentos a realizar e a receber em um único sistema, emissão de boletos e notas fiscais eletrônicas vinculadas às ordens de serviço geradas, integração com módulo PDV para vendas balcão;
  • Controle de estoques: atualização do volume de cada item em tempo real;
  • Controle de acesso: um ERP permite a criação de diversos perfis de usuário, com diferentes níveis de acesso. Isso permite que você, gestor, controle quem tem acesso a quais informações dentro da empresa, além de permitir rastrear as operações realizadas no sistema;
  • Segurança de dados: garantida pela empresa mantenedora do serviço, através de criptografia e protocolos de segurança virtual e física dos servidores;
  • Redução de custos: um ERP online representa um investimento muito menor para a sua empresa, quando comparado à aquisição do hardware e desenvolvimento de sistema instalado próprio.

 

Além disso, um ERP é um sistema inteligente. Ele permite compilar os dados inseridos no sistema em diversos relatórios gerenciais. É agilidade, rapidez e precisão no gerenciamento da sua empresa, que farão a diferença na hora da sua equipe conquistar o mercado.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *