Home / Perguntas e Respostas / Backup / Cópia de segurança – o que você precisa saber

Cópia de segurança – o que você precisa saber

Indicca-backup_nuvem

Cópia de segurança – o que você precisa saber! Por que precisamos fazer backup? O backup é um dos itens relacionados à Segurança de TI mais importantes. Isto por que as ameaças e vulnerabilidades, que podem fazer com que você perca seus dados, a cada dia, crescem mais.

Vírus, malwers, falhas em servidores, hd´s, roubo de equipamentos, incêndios e até alagamentos, são apenas alguns dos riscos que podem levar à perda de dados.

E, para que você tenha mais segurança e tranquilidade com relação a integridade das suas informações, vamos dar algumas dicas para ajudá-lo a se manter seguro.

Cópia de segurança

Mídias que podem ser utilizadas no backup:

A escolha da mídia na hora de fazer sua cópia de segurança, vai depender do volume e da importância dos dados. Você pode utilizar:

  • Pendrive – não recomendado. De tamanho muito pequeno, é fácil de perder, de ser roubado, além do tempo de vida ser curto;
  • CD/DVD – periférico externo utilizado para leitura e gravação de arquivos. Solução já pouco utilizada pelas empresas em função do tempo de vida dos CD´s/DVD´s ser curto;
  • Hd externo – o HD fica conectado ao servidor ou estação de trabalho através de um cabo e é acessado através de mapeamento de unidade;
  • Backup entre máquinas – utilizado quando duas máquinas estão conectadas em rede, sendo os dados transferidos de uma para outra;
  • Unidade de Fita – são vários os tipos que podem ser utilizados, pesquise bem antes de escolher o modelo que irá melhor atendê-lo, quanto ao preço e capacidade;
  • Storage NAS  –  sigla de “network attached storage”, ou numa descrição genérica, é um equipamento para armazenar e compartilhar dados, sempre através de conexão em uma rede local.
  • Cloud Backup – tecnologia de ponta com grande crescimento de uso. Backup automático, seguro e de fácil gerenciamento.Leia mais sobre Cloud Backup.

Periodicidade:

O backup precisa ser feito diariamente e de forma automática. O risco de falhas na execução manual é grande. Temos como exemplo, o funcionário responsável que esquece de fazer ou se ausenta e não delega a tarefa para outro funcionário.

É importante que todo backup seja verificado após a execução. Leia sobre Monitoramento e saiba como garantir, de forma profissional, o sucesso da tarefa.

Os testes de restaure são tão importantes quanto o backup, já que ele garante que a recuperação das informações, caso você precise, seja feita com sucesso.

Tipos de backup:

  • Backup de diário – É o backup que copia todos os arquivos selecionados, modificados no dia da execução.
  • Backup diferencial – Copia os arquivos criados ou alterados desde a última execução do backup diferencial. Não marca os arquivos como arquivos copiados durante o backup.
  • Backup incremental – Copia os arquivos criados ou alterados desde a última execução do backup incremental ou normal. Marca os arquivos que passaram por backup.
  • Backup normal – Copia todos os arquivos selecionados.

Para que você utilize menos espaço de armazenamento, recomendamos que você use a combinação do backup normal e incremental.

Já o backup dos dados que utiliza uma combinação dos backups normal e diferencial é mais longo, principalmente se os dados forem alterados com freqüência, mas facilita a restauração de dados, porque o conjunto de backup geralmente é armazenado apenas em alguns discos ou fitas.

Aplicativos para backup:

São vários os aplicativos utilizados para configurar e programar as rotinas de backup. Alguns deles são: Backup Exec, Cobian, Norton Ghost.

Pesquise bem no mercado antes de escolher o seu. Se precisar, estamos aqui, prontos para te ajudar!

 

Cópia de segurança – o que precisa você saber

Se quiser saber mais sobre o assunto, converse com a gente através do chat. Estamos aqui prontos para te atender.


Registre o seu comentário, logo abaixo tem um espaço dedicado a você, nosso leitor, para comentar, criticar e pedir mais.

 

2 comentários

  • Nelson M Antuterpio

    Cláudia , Boa Noite ! ,Quando eu faço uma cópia de segurança no Google play , Eu já posso apaga para criar espaço no meu celular ? Ou apaga la mesmo se a cópia não me agrada , por favor me da esta ajuda ai .

    • Nelson, bom dia! A solução de sincronismo tem como processo, no celular, de estar acionando um aplicativo para disponibilizar o acesso. Precisa estar ON LINE e terá então o acesso ON LINE das informações na nuvem. Ou seja, uma vez que MOVER as informações para o ambiente da nuvem, poderá deletar as imagens OFF LINE do seu ativo. Lembrando que o acesso as informações estará disponível apenas quando estiver conectado a internet. No computador a solução tem a possibilidade de uma versão Off Line, mas eventualmente vai ser questionado se, ao abrir, quer fazer com a versão da estação ou da nuvem. Com isto um sobre escreverá o outro, ao salvar. Sei que é um pouco complexo e estou a disposição para retornar qualquer esclarecimento.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *