Home / Blog / Archive by Category "Gestão de Ativos e Monitoramento"

Arquivos

Gestão de Ativos e serviços em 10 dicas

Gestão de Ativos e Monitoramento On Line

O conhecimento é a ferramenta de gestão e controle. O risco é mitigado quanto maior for a informação do risco, assim como com as ações preventivas. Um bom exemplo de prevenção é a gestão de ativos. Gestão de Ativos e serviços é o monitoramento da condição de operação do contexto de TI, qualificando o processo, ativos e serviços disponíveis aos usuários. Quanto maior for a influência de interrupção na produção, maior o risco. Gestão de Ativos e serviços em 10 dicas: Ativos de rede (Monitoramento de Ativos): controle de ligado ou desligado; controle de saturação de uso da memória; controle de saturação do processador; controle de velocidade de transmissão de dados pelos cabos, medido através do ping; controle de uso do espaço disponível no disco; controle…

ISO – Tecnologia da Informação – A gestão de ativos pode auxiliar.

Gestão de Ativos - Monitoramento

ISO é a Organização Internacional de Normatização, que visa padronizar procedimentos. Já a ISO – Tecnologia da Informação, através da Norma 27001, foi elaborada para estabelecer normas,  auxiliar na implementação e operação de processos, no monitoramento e análise de procedimentos, além de ajudar na melhoria, como um todo, da Segurança da Informação. São orientações para processos exclusivamente relacionados à tecnologia da informação. Orienta nos procedimentos de segurança que devem ser seguidos para que a proteção de toda e qualquer informação, seja eficiente. Já a gestão e monitoramento de ativos, é um serviço de agenda preventiva em contexto de TI. Minimiza efeitos relacionados as falhas, que uma vez identificadas, podem ser reparadas antes que comprometam o funcionamento do ambiente de TI. Neste texto, você verá como o…

Zimbra parou de receber email. Veja o principal motivo.

Zimbra Parou de enviar e-mail

O Zimbra é apenas uma das ferramentas disponíveis no mercado utilizada para administrar o envio e recebimento de mensagens, além do compartilhamento de calendário. Criado para nuvem, está disponível para os sistemas abertos, Linux e suas distribuições. Veja aqui um dos principais motivos que explicam por que o Zimbra parou de receber email. Um dos motivos para as mensagens deixarem de chegar e sair da sua caixa de entrada, é em função de inscrição em Black List ou Lista Negra. As Black List´s são regras de Anti Spam que percebem algum problema nas mensagens e cadastram seu domínio na lista de bloqueio. Estes problemas são atitudes ou ações percebidas como SPAM. Quais são as ações ou atitudes que podem provocar o “Bloqueio” ? vários e-mail´s na…

Mapa de Risco em TI

Mapa de Risco

Mapa de Risco em TI ou Governança de Segurança da Informação é a atitude de conhecer, identificar, documentar e avaliar sobre o contexto de TI, com relação as questões de funcionalidade e Segurança da Informação. Mapa de risco como fazer Como fazer e cuidar da Governança da Segurança da Informação: Promover o levantamento do Contexto de TI: Identificar Ativos de Rede; Identificar Serviços corporativos; Identificar processos de contingência (Backup, Anti Vírus e Políticas de uso); Avaliar estado de funcionalidade: Ok para as condições dentro das conformidades; Alerta para condições de risco moderado: Equipamentos sem garantia; Sistemas sem atualizações. Crítico para condições de falha eminente: Registro de falha em ativos de rede; Backup não sendo feito ou sendo feito de forma manual; Anti vírus não sendo processado…

MSP Gestão de Ativos e Serviços – Como funciona

Gestão-Ativos-TI

MSP Gestão de Ativos e Serviços – Como funciona. A Gestão de Ativos INDICCA é um serviço de agenda preventiva em contexto de TI. Possibilita ao gestor da Rede acompanhar de forma ON LINE os indicadores elegíveis para otimizar a administração e continuidade do funcionamento da rede. Indicadores elegíveis são STATUS de funcionamento dos equipamentos e/ou serviços.  MSP (Managed Service Provider ou Provedor de Serviços Gerenciados) Status podem ser: – Ligado ou desligado; – Temperatura; – Qtde de uso de um determinado item como memória ou processador, determinando ou não saturação; – Tempo; – Qtde de erros no barramento ou porta específica de um Switch; MSP Gestão de Ativos e Serviços é uma ferramenta de serviço centralizada no Cloud.Indicca. Monitora via internet ativos e serviços em…

Mercado Livre de Energia

Mercado Livre de Energia

O Mercado Livre de Energia, é formado por empresas geradoras de energia e consumidores que se dispõem a  negociar de forma livre os preços de energias. Os consumidores livres, compram energia diretamente dos geradores ou comercializadores. O processo é regulado pela Anel em contratos bilaterais. As condições são livre, negociadas, com preço, prazo, volume, etc. Cada unidade consumidora paga uma fatura referente ao serviço de distribuição para a concessionária local (tarifa regulada) e uma ou mais faturas referentes à compra da energia (preço negociado em contratos). Onde a informática ou a  tecnologia da informação se aplica neste mercado? Atua dando visibilidade do medidor de energia. Através da Internet, via conexão criptografada e segura, de acordo com as normas estabelecidas e adotadas pelo orgão controlador. A…

Por que a Gestão de ativos faz diferença? Leia e saiba mais.

Indicca-Gestão-de-TI

Qualquer que seja a gestão, fará diferença. Falando em Gestão de Ativos em Tecnologia da Informação, ainda mais. Os recursos corporativos que provém suporte para a produção da empresa, quando sofrem qualquer impacto negativo, geram prejuízos. Sem as informações, sem controle, o tempo de solução será longo. E irá comprometer a qualidade do resultado e a produtividade dos usuários. Uma vez implementada, toda gestão deve amadurecer e estabelecer pontos ótimos de controle. Status ON / OFF do serviço ou de algum recurso que afete os serviços: Autonomia do Nobreak é um parâmetro que determina se, na falta de energia, haverá tempo suficiente para desligar o servidor ou o ativo que está suportado; Temperatura do Nobreak pode determinar se o equipamento está funcionando em condições normais ou…

O que é monitoramento firewall?

Monitoramento de Firewall

Antes de falarmos sobre monitoramento de firewall, precisamos entender o  que vem a ser monitoramento de ativos. Antes o que é um ativo. Ativo é tudo que esteja ligado, funcionando e gerando dados e informações na rede de computadores. Monitoramento de ativos é controlar o estado de operação de cada serviço, equipamento e até interação do usuário. É uma atividade que precisa ser feita manual e sistematicamente para verificar o estado de funcionamento de equipamentos. Todo e qualquer equipamento que possua uma entrada digital, pode ser monitorado. O ideal é que o monitoramento seja feito por empresas capacitadas e especializadas na tarefa. Desta forma os riscos de falhas nos serviços serão minimizados. O monitoramento de um servidor de firewall, servidor de fronteira e um dos…

Segurança da Informação BI de ativos, Impressoras

Torp-2B112014

Segurança da Informação BI de ativos, Impressoras. Ter a visão em BI de indicadores de ativos, avaliando status de ocupação, disponibilidade e demanda, pode ser um ponto interessante de avaliação de pontos remotos. Segurança da Informação está em buscar os dados que influenciam nas tomadas de decisão e gerenciá-los da forma mais eficiente. Indicadores de Ativos podem ser, desde uma avaliação de uso, ou mesmo da disponibilidade de insumos. Em qualquer atividade é informação que facilita na tomada de decisão, inclusive de apoio ao trabalho dos usuários, garantindo reposição dos insumos. O custo de manutenção do serviço de impressão é relevante e merece ser monitorado. Este recurso, o monitoramento de ativos, pode ser trabalhado para outros ativos de rede, como por exemplo, Nobreak, que também tem…